AS INCRÍVEIS MONTANHAS DE SETE CORES, PERU


Se você gosta de conhecer lugares únicos, então, em sua estadia em Cusco, no Peru, precisa conhecer Vinicunca, também conhecido por outros nomes, como Cerro Colorado ou Montaña de Siete Colores.

PASSEIO DE UM DIA A PARTIR DE CUSCO
O passeio pode ser comprado em qualquer das pequenas agências de Cusco. Eu fechei com a Guty Tourism Travel, mas obviamente você pode pesquisar outras quando chegar. Eu prefiro deixar tudo certo antes. O preço dela é ótimo e são bastante atenciosos. Um dos contatos, o Juan, fala um Português muito bom e se comunica em e-mail com você o tempo todo. Agendei os passeios via e-mail e depois ele foi ao meu hotel, enquanto ainda nos aclimatávamos, para que pudéssemos pagar e fechar os passeios.
Tenha em mente que Cusco tem centenas de pequenas agências. Por isso, cada agência tem apenas um grupo muito reduzido por dia para cada passeio. Dessa forma, elas se unem e usam um único ônibus ou van e um único guia. Portanto, no dia do passeio, você vai ser levado a um ponto de encontro em comum, onde os grupos se reunirão.

PREÇO
O passeio custa 38 dólares (mas se você fechar vários outros passeios, eles fazem desconto) e tem café da manhã no acampamento e almoço inclusos. Tudo muito simples, porém satisfatório e gostoso.
É barato, considerando transporte de 4 horas para ir e 4 para voltar, café da manhã, almoço, guias e medicamentos fornecidos pelos guias, necessários por conta do soroche, o mal de altitude (ninguém deve se automedicar na trilha, sempre consultar os guias).
O banheiro do acampamento deixa a desejar, mas não se pode ter tudo na vida, muito menos em uma excursão onde será recebido pelos locais, que tem poucos recursos para seu próprio dia-a-dia.

HORÁRIO
Como o tempo de deslocamento é grande, naturalmente temos de sair cedo, entre 3:30 e 4:00 da manhã, para fazer o dia render.

DEPOIS DO CAFÉ DA MANHÃ
Logo depois de comermos, sairemos para o início da trilha.


O acampamento está a 4300 metros de altitude, portanto, esteja pronto para estar cansado e exausto desde os primeiros cem metros de caminhada... e tem mais dois quilômetros pela frente, cada vez mais alto, até os 5200 metros de altitude.
O mal de altitude ou soroche dificulta muito, mas é uma nova experiência, paisagens ímpares e todo o sofrimento vale a pena.
Eu encarei como um desafio a ser vencido!


É possível subir à cavalo em vez de ir a pé. Os locais oferecem os cavalos e e os puxam pelas rédeas o caminho inteiro. Eu decidi ir a pé como um desafio e também por ter pena dos pobres animais. É possível pagar apenas a subida e descer a pé... naturalmente há trechos onde por segurança, terá de descer do cavalo e caminhar um pouquinho até o próximo trecho onde poderá montar novamente.

Mesmo se mudar de ideia, há cavalos no meio do caminho para serem alugados.

O caminho todo, completamente exausto por conta do soroche, pensava em me render e alugar um cavalo, mas me lembrava de que o pobre animal sofreria por minha causa e de que precisava provar a mim que era capaz e continuava meu calvário! Nunca havia me sentido tão "walking dead". Mas a paisagem valia a pena!

Os cavalos alugados por outras pessoas, passavam por mim exaustos, arfando sofridamente, pois eles também sofrem com a altitude. Uma espanhola, companheira de subida, dizia o tempo todo: "pobres animais... se não é capaz de subir por conta, não venha!" Isso bem na "cara" da amiga dela, basca, que estava sobre um cavalo...

PREÇO
Os guias contratados pela minha agência, diziam para deixar a contratação dos cavalos por conta deles, que por falarem quéchua, a língua dos locais, sabiam negociar de forma honesta. E não era apenas conversa. Eles disseram que conseguiriam os cavalos, ida e volta, por 90 Soles ou 60 Soles, ida ou volta. Em conversas no dia anterior com uma Colombiana, descobri que a amiga dela tinha pagado 130 Soles, ida e volta, ou seja, os guias dessa agência eram super honestos!

Foto: moradias dos locais, aos velhos moldes, desde os tempos incas.

A TRILHA
lembre-se de que está fazendo uma trilhas nas alturas, pela Cordilheira dos Andes, então todo e qualquer sofrimento será bem investido!
A paisagem ao redor é maravilhosa e em alguns momentos, parece ser cenário do filme "O senhor dos anéis", segundo palavras de Rafael.


Ao longo do caminho, vamos nos  deparar com os rebanhos dos locais, sejam eles de ovelhas...

Ou de alpacas.

Outra paisagem que fará parte constante de nossa vista, são os picos nevados, devido às grandes altitudes.

E muito lentamente, a água dos picos nevados vai se derretendo e escorrendo montanha abaixo, formando regatos que serpenteiam à sua volta.


Mas nada se compara à sensação de vitória quando você chega aos 5200 metros de altitude e se depara com a beleza do Cerro Colorado.

Um lugar único! Até mesmo pela altitude elevada, poucos de sua convivência, terão visitado a beleza de tal lugar! Agora, só descida e na descida, todo Santo ajuda!

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!
BOA VIAGEM!




Comentários

Postagens mais visitadas