DICAS ÚTEIS PARA QUALQUER VIAGEM

  • VERIFIQUE A VALIDADE DO SEU PASSAPORTE!
Verificou se seu passaporte ainda está dentro da validade? Existem países que o passaporte tem de ter ainda seis meses de validade a partir da data que pretende deixar o país. Verifique isso.
Ah! Mas eu vou para um país do Mercosul e posso entrar com o meu RG... Bem, para seu RG valer para a entrada em um país do Mercosul, ele precisa ter MENOS de 10 anos de sua emissão e sua foto ser relativamente atual. Verifique!



  • PLANEJE SUA VIAGEM COM ANTECEDÊNCIA!

A primeira coisa a verificar é o CLIMA e FERIADOS no país ou cidade que viajará. Você não quer com certeza, marcar sua viagem para a ÉPOCA MAIS CHUVOSA do ano em Machu Picchu (imagine a frustração de trazer de lembrança de Machu Picchu, uma foto como a ao lado) ou visitar o Egito na época do RAMADÃ (Ramadan), feriado religiosos que fecha as portas de restaurantes, lojas, museus e limita diversas outras coisas, como uso de piscinas, mesmo em hotéis internacionais, durante mais de um mês.

  • DEIXAR  PESSOAS PRÓXIMAS AVISADAS PARA ONDE ESTÁ INDO.
Nada de falsa modéstia, por favor! Avise as pessoas com quem tem mais contato para onde está indo. De preferência, deixe todos os dados sobre números de voo, datas e horários de saída e chegada. Deixe o telefone do hotel, hostal, também pode ser importante. São informações úteis para qualquer tipo de emergência.



  • AVERIGUE QUAL TIPO DE TOMADA O PAÍS PARA O QUAL ESTÁ INDO USA.

Infelizmente, o tipo de tomada muda de país para país e é sempre bom chegar já com um adaptador para não ser pego de surpresa sem ter como recarregar o celular ou o notebook e afins.

O site a seguir, do Diário de Pernambuco, tirará quaisquer dúvidas sobre o tipo de tomada usada no país para o qual viajará!





  • MANTENHA FOTOS DOS SEUS CARTÕES DE CRÉDITOS EM SEU EMAIL.

Assim você terá todas as informações para cancelá-los em caso de roubos.









  • SE ESTIVER VIAJANDO EM DUPLA OU MAIS PESSOAS, QUE CADA MALA TENHA PEÇAS CORINGAS DE CADA UM DOS VIAJANTES.


Se alguma mala se extraviar, ainda haverá peças de emergência na mala de alguém até que a situação se regularize ou possa procurar uma loja para se reabastecer. Em uma viagem, chegamos em Budapeste e descobrimos que a mala do Rafa tinha sido extraviada e estava em Viena. Ele teve de se agasalhar com uma jaqueta minha, muitos números a mais até que a companhia aérea pudesse resolver a confusão. Para mulheres pode ser até pior... uma mala extraviada em país muçulmano... se a mala se extraviar e a companhia demorar para resolver ou perder definitivamente sua mala, você não vai encontrar roupas facilmente para comprar, a menos que queira continuar a viagem vestindo Burcas...

  • USE PORTA DÓLAR

Sim, aquela bolsinha fina de viagem que você prende a cintura por dentro da roupa. Aí leve o grosso do seu dinheiro se não houver cofre no seu quarto. Deixe aí também seu passaporte e outras coisas importantes.







  • TENHA UMA CARTEIRA FALSA

Se o grosso do seu dinheiro estiver em seu PORTA DÓLAR, juntamente com seu passaporte, em caso de assalto armado, você não terá de hesitar em entregar sua carteira falsa com algum trocado para o querido meliante! A mulher pode levar essa carteira falsa (uma carteira barata comprada em camelô, ou aquela antiga que você não jogou fora justamente para isso) na bolsa, mas eu levo no bolso traseiro da calça... assim passa a impressão que não estou com porta dólares. Até deixo um RG antigo com mais de dez anos junto, para dar mais credibilidade em caso de pegar um assaltante mais desconfiado... eu nunca fui assaltado a mão armada, mas vários amigos foram, inclusive em Roma e Paris.
  • NUNCA DEIXE SUA MALA ABERTA NO HOTEL!

Mesmo que suas coisas mais valiosas estejam no cofre do quarto, ainda assim, sua mala será revistada e pode sumir algo. Em Paris, o Rafa esqueceu o cadeado da mala aberto e perdeu um frasco de perfume da Dior, recém aberto. Em Roma, tivemos nossa máquina fotográfica roubada de cima da cama, enquanto fomos à lavanderia... isso era de noite! Nem arrumadeira teria naquele horário e bobeamos...

  • ADQUIRA UM SEGURO VIAGEM

"Seguro morreu de velho", já dizia o velho ditado! Nunca se sabe quando vai precisar de assistência médica e nesse caso, os gastos serão infinitamente menores. Existem países que EXIGEM seguro viagem, como os países europeus, por exemplo. Pesquise se o seu país de destino exige, mas mesmo que não exija, recomendo que faça um!


  • IMPRIMA CADA RESERVA DE HOTEL PAGO, PASSEIOS, INGRESSOS, ETC.

Nunca se sabe quando vão tentar lhe dar um golpe ou quando um sistema pode falhar, então tenha tudo sempre impresso guardado em uma pastinha, pronto para comprovar qualquer reserva paga!








  • NADA DE OSTENTAÇÃO, POR FAVOR!

Ostentação atrai olhares dos meliantes de plantão para você! Minha amiga me contou que a corrente de ouro do marido foi roubada no Carnaval de Olinda... Ela me contando e eu torcendo que ela pensasse que minha cara de espanto era direcionada para o fato do roubo e não pelo fato de estarem usando correntes de ouro em um bloco de rua!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nada de jóias e Rolex de ouro, por favor!

Comentários

Postagens mais visitadas