ÁGUAS CALIENTES OU MACHU PICCHU PUEBLO

   Para que o dia de visita a Machu Picchu não seja cansativo, costuma-se dormir em Águas Calientes e visitar o sítio arqueológico no dia seguinte. Ainda que agora, em 1 de julho as regras de visitação tenham sido alteradas, Águas Calientes ainda continuará a ser um local para descansar, antes ou depois do passeio tão esperado. A única forma de ir a Machu Picchu, de qualquer forma, é passando por essa cidadezinha. As muitas formas de se chegar a ela estão descritas AQUI
Embora seja a opção mais cara, a ida de trem ainda é, de longe a mais confortável, e dependendo do horário, vale a pena ir e voltar por Poroy, ainda que seja a opção mais desprezada pelos mochileiros, que via de regra, prezam pela economia em detrimento a conforto.

Foto: vista do trem

   Uma espanhola, companheira de trilha na árdua subida do Cerro Colorado em Vinicunca, comentou que a vista da caminhada a partir da hidrelétrica é maravilhosa, mas essa trilha faz-se seguindo o trilho do trem, o que significa que a vista que vi do trem era a mesma que ela tinha visto dias antes, excetuando-se que eu estava confortavelmente sentado dentro do trem... é uma questão de diferença de estilos de vida... tem gente que tem pique de sobra para esbanjar... eu já tinha gasto toda minha cota ao subir o Cerro Colorado em uma altitude que variou de 4.300 a 5.000 metros de altitude, o que deixa a gente em estado de absoluta miséria... já andei dias inteiros pela Mata Atlântica e nunca me senti tão "WALKING DEAD"!

Foto: vista do trem - terraços agrícolas de origem Inca

   Enfim, chegamos à Água Calientes e a cidadezinha tem seus prós e contras.

   PRÓS:

   O lugarejo tem é muito charmoso e é cortado pelo rio Urubamba, também conhecido como Vilcanota (pronuncia-se como Bilcanota). 
   É um lugar pacato, cercado de cumes da Cordilheira dos Andes, portanto, com vistas incríveis. Ótimo lugar para descansar antes ou depois das longas caminhadas por Machu Picchu.
   Há muitos Hostals confortáveis onde ficar, além de atualmente já contar com mais de três hotéis.

Águas Calientes
   
   CONTRAS: 

   Os restaurantes costumam abusar do fato de você não ter para onde ir e cobram 20% de serviço.
   Os preços no artesanato costumam ser mais altos que em Cusco ou Lima.

Nós visitamos Machu Picchu antes das novas regras e decidimos dormir duas noites em Águas Calientes, uma antes da visita e a outra depois da visita e se fosse para repetir, o faria novamente assim, pois de outra forma fica tudo muito cansativo. Mas isso é um luxo para quem tem tempo. Os que estão limitados pela estadia de poucos dias, tem de fazer o batidão Cusco - Águas Calientes - Cusco em um só dia. Não se tem escapatória.


Comentários

Postagens mais visitadas