COMO COMPRAR O BILHETE DE TREM PARA MACHU PICCHU

PLANEJANDO SUA VIAGEM
  • CLIMA
PERÍODO DE CHUVAS
Machu Picchu, diferentemente de Lima, onde NUNCA chove, tem uma precipitação de 2000 litros/ano e portanto, nos meses de chuva, apesar dos hotéis estarem mais baratos, eu não recomendo. Já vi muitos depoimentos de gente que se frustrou ao chegar na rocha onde se tiram as fotos mais bonitas e nem sequer se ter uma vista de Machu Picchu do alto! E nem começamos a falar no desconforto de capas de chuva e tênis encharcados...

Os melhores meses ficam portanto, entre maio e agosto, segundo o gráfico acima

TEMPERATURA
Lima está a 3 m acima do mar e Cusco a 3400 metros, portanto o clima será diferente. Não se esqueça que para escapar das chuvas, você pegará inverno e isso significará noites em Cusco, com a possibilidade de 2 graus abaixo de zero.






  • NÃO DEIXE PARA COMPRAR PASSAGENS OU ENTRADAS DE ÚLTIMA HORA!
A UNESCO há muito vem recomendando que o número de visitantes seja limitado a 917 por dia e o MINISTERIO DE CULTURA peruano vem baixando os números permitidos lentamente. De 3300, o número caiu para 2500/dia. Como há um número grande de agências pelo mundo comprando esses ingressos com antecedência para seus clientes, não é recomendável deixar para comprar muito em cima da hora, principalmente no período de maio a agosto. O número de visitantes no dia também refletirá no número de passagens.
  • MUDANÇA NO TEMPO DE PERMANÊNCIA DENTRO DE MACHU PICCHU
A partir do dia 01 de julho de 2017, o tempo passado dentro do sítio arqueológico deixa de ser o dia todo e fica reduzido em dois turnos, um pela manhã, chamado de primeiro turno, das 6:00 a 12:00 e outro, pela tarde, chamado segundo turno, das 12:00 as 17:30. No site, a venda em dois turnos já estará em vigor a partir de amanhã, dia 29 de maio de 2017.

PARECE QUE NÃO, MAS TUDO ISSO DEVE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO ANTES DE MARCAR A DATA E COMPRAR SUA PASSAGEM DE TREM.
  • DEFINA SE VAI PERNOITAR EM ÁGUAS CALIENTES
Águas Calientes, também conhecida como Machu Picchu Pueblo, é um ótimo lugar para pernoitar, de forma a não fazer tudo em apenas um só dia, ida-Machu Picchu-volta, porque é extremamente cansativo, porém, muita gente faz isso! Eu optei por duas noites no pueblo, para poder curtir Machu Picchu em horários antes ou depois da grande massa turística.

DEFINA SE VAI PARTIR COM O TREM SAINDO DE POROY (CUSCO) OU DE OLLANTAYTAMBO.

São duas opções:
A estação de Ollantaytambo é mais longe de Cusco, mas a passagem é mais barata. Chega-se lá de Van. Mais de uma hora e quarenta de viagem. Considere atrasos para não perder o trem. Também é possível estar em uma excursão para o VALE SAGRADO e avisar que ficarão em Ollantaytambo em vez de seguir para o último destino do passeio, Chinchero. Na volta, é possível pegar as vans que fazem o trajeto Ollhantaytambo-Cusco. As vans tem um custo de 10 Soles/pessoa.
A estação de Poroy (30 minutos de Cusco) é mais perto (chega-se de táxi) e a passagem será mais cara.

Na hora de comprar as passagens, pode acontecer de o site te oferecer várias opções. Quando comprei, optei por ir por Poroy e na volta, parar em Ollantaytambo. As escolhas levaram em consideração preços de passagens associadas a horários que achei mais interessantes.

PARA COMPRAR A PASSAGEM ONLINE SERÁ PRECISO SER CADASTRADO NO PAYPAL OU USAR OS SISTEMAS VERIFIED BY VISA OU MASTERCARD SECURECODE.
A maior parte das pessoas fazem drama, se revoltam, simplesmente porque não se deram conta de que já possuem esses sistemas. Aliás tudo é para sua própria segurança... de verdade!
Trata-se daquele sisteminha que quando você compra algo com cartão pela internet, você recebe via  SMS celular, um código de confirmação que deverá ser digitado no campo. Se você ainda não tem isso, já está mais do que na hora de ter... isso faz parte da segurança na internet. Procure seu gerente e ele vai te auxiliar. Para os mais antenados na net, tudo pode ser feito facilmente via internet bank.

Além disso, para fazer esse tipo de compra, ela terá de ser feita em um computador no qual você já tenha instalado o sistema de segurança do banco ao qual o cartão pertence.


COMPRANDO A PASSAGEM (FINALMENTE)

Você poderia comprar em agências, mas isso implica em pagar o atravessador, o que faz com que a passagem seja mais cara.
São duas empresas: INCA RAIL e  PERU RAIL.
Na época em que comprei, a Peru Rail tinha opções 10 dólares mais baratas, portanto vou destrinchar a Peru Rail aqui no Blog.

Defina: Round trip (ida e volta), destino, datas e rota. Nesta simulação, coloquei como rota Ollantaytambo - Cusco.

Clicando em FIND TRAIN TICKETS, vão aparecer duas tabelas, uma com opções para a ida e outra para a volta.

Acima, na tabela de ida, só apareceram opções relativas a olhantaytambo, então a escolha fica mais fácil, sendo preciso apenas cruzar preços e horários mais vantajosos.

Abaixo, na tabela de volta, notem que aparecem opções de Ollantaytambo e Poroy e na escolha, terá de cruzar o melhores benefícios entre distância, preço e horário. você pode escolher uma estação na ida e outra na volta.


Rolando a página para baixo, clique no botão CONTINUAR.

O itinerário irá aparecer para confirmação de datas, horários etc.


Mais uma vez, role a tela para baixo e clique em CONTINUAR.
Na tela que se abrir, entraremos com os dados do PASSAGEIRO 1  e em seguida, clicaremos na seta à direita para entrarmos com os dados do PASSAGEIRO 2, como na figura abaixo.


Role a tela, clique em CONTINUAR.

A tela seguinte trará todas as informações dos passageiros para sua confirmação. Se não houver nada errado, clique novamente em CONTINUAR. Se houver alguma coisa a ser corrigida, sempre há a opção RETURN.

A próxima tela será a de pagamento: depois de clicar na forma de pagamento(em preto), e clicar concordando com os termos (em vermelho), aparecera o botão para que os nichos para preencher apareçam (seta laranja)


Depois que você preencher os dados do seu cartão, dê continue. Aí, o sistema irá variar conforme o banco. No caso do meu banco, apareceu uma tela, onde havia um botão: enviar código. Ao apertar o botão o código de confirmação foi imediatamente enviado para meu celular, via SMS. De posse do Código, eu o digitei e depois foi só imprimir o comprovante com novo código. O comprovante ainda não é a passagem. Ele servirá para que você retire suas passagens pessoalmente na agência em Cusco, na Plaza de Armas. Veja a localização da agência abaixo.







Comentários

Postagens mais visitadas