A FAMOSA CIDADE INCA, MACHU PICCHU


Machu Picchu é muito além do que meramente a famosa foto acima, seja no amanhecer ou no entardecer.

AS REGRAS DE VISITAÇÃO MUDARAM EM 01 DE JULHO DE 2017
Com as novas regras, muita coisa mudou, mas eu ainda aconselho que as pessoas comprem o ingresso para o primeiro turno e se programem para dormir em Águas Calientes, acordando cedo para pegar o ônibus e conseguindo ver o Sol surgindo em Machu Picchu, por cima da Cordilheira dos Andes.

Foto: sol surgindo por cima da Cordilheira dos Andes.


QUANDO IR?

CUIDADO COM O PERÍODO DE CHUVAS

Machu Picchu, diferentemente de Lima, onde NUNCA chove, tem uma precipitação de 2000 mm/ano e portanto, nos meses de chuva, apesar das passagens e hotéis estarem mais baratos, eu não recomendo. Já vi muitos depoimentos de gente que se frustrou ao chegar ao ponto onde se tiram as fotos mais bonitas e nem sequer se ter uma vista de Machu Picchu do alto, por conta de nuvens e neblina! E nem estamos a considerar o desconforto de capas de chuva e tênis encharcados...
Junho e julho são os melhores meses para ir, pelo simples fato de que são os meses com menor índice de chuvas.

HORÁRIO DE SAÍDA DOS ÔNIBUS PARA SUBIR A MACHU PICCHU
No hotel ou hostal, você pode combinar um café da manhã mais cedo e em alguns dos lugares, eles deixam preparada uma sacolinha com um pequeno lanche, uma caixinha de suco e uma barrinha de cereais no estilo local, que nos parece estranha, mas é muito gostosa. Próximo à fila do local onde se pega o ônibus para subir a Machu Picchu há muitos lugares já abertos oferecendo coisas diversas para seu desjejum improvisado.
Isso tudo porque os ônibus começam a subir as cinco e meia da manhã e as cinco e quinze a fila de pessoas já é quilométrica.
São doze dólares cada trecho, totalizando 24 dólares apenas no ônibus.

Foto: amanhecer em Machu Picchu


SUBIR A PÉ
A única forma de se chegar a Machu Picchu a partir de Águas Calientes é de ônibus ou subindo a pé. Os mais intrépidos se recusam a pagar os 12 dólares por trecho e sobem a pé. O problema é que além de ser apenas subida, você ainda tem de considerar o fator da altitude  elevada que faz com que você se canse ao MENOR esforço físico. Já vi vídeos de pessoas que além de resolverem economizar os doletas do ônibus, foram em época de chuvas. Resultado: chegaram tão cansados lá em cima, encharcados e sem direito à foto com a famosa vista, por conta da neblina, que detestaram a experiência.

BANHEIRO OU "SERVICIOS HIGIÉNICOS"
Use o banheiro antes de entrar, pois lá dentro não há o que eles chamam de "servicios higiénicos". próximo de onde se forma a fila para entrar, há banheiros pagos, onde o valor para se usar, no momento, é 1 Sole. Dentro da cidade tampouco há lugares para comprar água ou qualquer outra coisa, portanto, leve na mochila a água e um lanchinho e o coma discretamente, porque em teoria, lá dentro não é permitido.

TEMPO DE PERMANÊNCIA
Agora há dois turnos, o matutino e o vespertino.
Nas novas normas, você poderá permanecer 4 horas dentro de Machu Picchu, comprando ingressos apenas para as ruínas. Se optar para comprar a subida às montanhas, a Montaña (Montanha Machu Picchu) lhe dará um tempo de sete horas (montanha + ruínas). Caso opte por subir Huayna Picchu (Wayna Pikchu), seu tempo total de permanência poderá ser de 6 horas.

CONTRATAÇÃO DE GUIA
O uso de guia é obrigatório por duas horas e meia, seguindo os três percursos dentro da cidade. Se você comprar duas entradas, para os dois turnos ou para dois dias seguintes, no segundo ingresso, você não terá obrigação de contratar outro guia, desde que apresente o boleto anterior e o nome do guia que o acompanhou.

QUAL MONTANHA SUBIR?
Eu particularmente não aconselho comprar a subida em uma das montanhas... a subida é árdua, a altitude não ajuda, não há segurança adequada em alguns trechos e pessoas com problemas de pressão e coração devem desconsiderar qualquer possibilidade de subida. Para mim que já tinha visitado outros lugares com altitudes maiores e já tinha visto as paisagens andinas que desejava, desisti no primeiro mirante... tudo que eu via era mais do mesmo e Machu Picchu cada vez menor. Naturalmente sempre há os corajosos, os esportistas, os animados. Dois de minha turma continuaram e ficaram encantados com a paisagem. Vai de cada um naturalmente.

O PREÇO?
Se optar apenas por visitar Machu Picchu, pelas 4 horas, sem subir montanhas, o preço é praticamente a metade. O preço, consultado no site em julho de 2017, cai de 112 Soles (com uma das montanhas) para 64 Soles (apenas o sítio arqueológico).

E AS LHAMAS?
É proibido alimentar as lhamas, mas claro que se o seu lanche for uma banana, pode ser que as lhamas tentem roubá-lo... até mesmo a casca. A-do-ram. E tentam roubar mesmo. Agora, por favor, sejam conscientes! Nada de aproveitar que não tem ninguém por perto e alimentá-las com salgadinhos e outras porcarias. O sal, conservantes e outros aditivos fazem muito mal às pobrezinhas. Então nada de doritos, chocolates (MUITO tóxico para animais) ou outros venenos como fazem a maioria. Se quer uma foto com as lhamas, as atraiam com bananas. Sejam ecologicamente corretos!


ESTRUTURAS MAIS IMPORTANTES
As estruturas mais importantes do complexo foram construídas com pedras esculpidas à perfeição de modo que se encaixem perfeitamente. Naturalmente o mesmo esmero não será encontrado em todo o sítio.


TEMPLO DO SOL
No templo do Sol, uma vez por ano, no dia 21 de junho, solstício de inverno, o sol entra pela janela principal e incide diretamente sobre uma pedra ritual, marcando assim o dia mais curto do ano e a entrada do inverno. Dessa forma eles se orientavam quanto às épocas de plantio e colheita.

Foto: Templo do Sol, fora do dia de solstício. 

INTIHUATANA
Intihuatana é o relógio solar de Machu Picchu, e em Quéchua, a língua dos povos que aí habitavam significa "lugar onde se amarra o Sol". Além de estar orientado para as quatro montanhas principais, em leste, oeste, norte e sul, acredita-se que cerimonialmente a ela amarrava-se o Sol de modo que não pudesse ir além das montanhas e não mais voltar.

Foto: Intihuatana

RECONSTITUIÇÃO
Na foto abaixo a reconstituição dos tetos das casas como eram antigamente, orientadas pelas fotos branco e preto de Hiram Bingham, o descobridor da cidade perdida dos Incas.



TERRAÇOS AGRÍCOLAS
Os terraços agrícolas são uma obra fantástica de engenharia hidráulica de modo que foram construídos para drenar toda a enorme quantia de água proveniente das chuvas torrenciais do verão, de modo que se não fosse assim, toda a cidade já teria ido montanha abaixo, por efeito de erosão do solo.


Alguns estudiosos no entanto, acreditam que os terraços não davam conta de produzir o suficiente para toda a população de Machu Picchu, de modo que uma quantidade complementar vinha das cidade vizinhas.

OLHOS ATENTOS
Olhos mais atentos podem avistar ao longe, outro animal, além das lhamas, as Viscachas (pronuncia-se Biscatchas), pequenos roedores da mesma família das chinchilas.


PASSAPORTE
Em hipótese alguma, se esqueçam, ao sair, de carimbar seu passaporte com o carimbo de MACHU PICCHU! O quiosque onde se carimba está localizado perto de onde se forma a fila para pegar o ônibus para descer até Águas Calientes!

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!
BOA VIAGEM!
Por favor, se inscrevam do BLOG!

ACESSEM TAMBÉM:

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas