HUACACHINA, UM OÁSIS NO DESERTO DE ICA, PERU


O Deserto de Ica ou Deserto de Paracas, na verdade, são partes do grande Deserto do Pacífico, que engloba entre outros, o deserto do Atacama no Chile. O Deserto do pacífico atravessa do Chile (10% de sua extensão) ao Peru (90% de sua extensão).

Esquema: De Hookery 

COMO CHEGAR
A Cruz del Sur é uma empresa de ônibus que possui linhas diretas  de Lima para Ica. De Ica para Huacachina, pode-se pegar um mototáxi ou táxi. Os mototáxis no Peru são diferentes dos nossos... a moto é adaptada a uma cabine e pode carregar dois passageiros de uma só vez.

Direto, são quatro horas de viagem, mas em excursão, pode-se aliar o passeio a Huacachina a um passeio pelas Ilhas Balestas, lar de milhares de aves, lobos do mar e pinguins, outro passeio deslumbrante que vale a pena. 

No momento de pesquisar preços com as agências, um pequeno cuidado: recomendo verificar se a agência não vai te repassar para a Pelican, empresa que recebe turistas de outras agências, ou seja, EVITEM A PELICAN. Tudo foi perfeito exceto no momento em que ficamos por conta de um agente da Pelican para seguirmos desde as Ilhas Balestas... fomos muito bem tratados, porém, o tempo todo desrespeitando o tempo, de forma que alguns locais incluídos no passeio do tour por Ica ficaram de fora... tudo por descaso proposital do agente. A única sorte é que o que nos interessava foi feito com tranquilidade, mas outras pessoas, podem se sentir lesadas, e com direito!

DESTINO

O destino é o deserto onde fica localizado o Oásis de Huacachina, único oásis da América. O oásis revela-se um passeio interessante, diferente e rende lindas fotos, mas o melhor de tudo, para mim, foi o passeio de "bugue" pelas dunas do deserto.


Eu não conseguia entender porque a pessoa que nos levou aos bugues recomendava tanto que colocássemos tudo dentro das mochilas, que não deixássemos nada solto e se levássemos algo na mão, que segurássemos muito forte...

Os motoristas dos bugues são deliciosamente loucos e sobem e descem dunas imensas em alta velocidade. Não é um passeio de contemplação. É um passeio de adrenalina. Você se sente como se estivesse em uma montanha-russa sem trilhos!


Naturalmente há o momento em que o motorista fará uma parada, onde haverá espaço para contemplação, tirar fotos e curtir a vastidão de areia. Nesta parada, há a chance de fazer surfboard, incluído no passeio.

Tem o passeio de duas horas de bugue... eu fiz o de uma hora e achei de ótimo tamanho. Eu adorei, mas duas horas é adrenalina em excesso e penso que seja até um pouco desconfortável ficar sendo sacudido por quase duas horas. 


Há pessoas que passam o dia em Huacachina, Até dormem em hostals que há por lá, e por isso, tem tempo de sobre para explorar o deserto com calma, chegando a procurar uma duna mais isolada para ler um livro ou meditar... eu tirei a foto acima com muito zoom para não estragar o isolamento da garota e por isso não dá para perceber que ela está justamente lendo um livro.


No final do passeio o Bugue vai parar em um local onde você terá uma melhor visão do Oásis de Huacachina. Quando você chega a ele, não se tem essa visão! Você precisa subir pelo menos um pouco no deserto para poder visualizar o isolamento de Huacachina. 

Haviam outros oásis neste deserto, mas todos secaram com o tempo... quando os locais perceberam que o mesmo estava acontecendo com o seu oásis, se uniram e providenciaram um poço que extraí água de um lençol subterrâneo e repõe a água evaporada.

Foi uma experiência incrível e recomendo. Investiguei e descobri que não era apenas o nosso motorista do bugue que era meio doido. Que na verdade é essa adrenalina que atrai muita gente e que todos os motoristas fazem o mesmo!

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!
BOA VIAGEM!
ACESSEM TAMBÉM:

Comentários

  1. Aventura nota MIL!!! Super curti o texto e as fotos!
    Franci Barbosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você iria adorar, querida amiga! Obrigado! Beijão!

      Excluir
  2. Indiquei o seu blog para concorrer ao prêmio Mystery Blogger Award. Vê o post e comenta. Boa sorte!
    https://viajecomleandro.com/2017/07/12/premio-mystery-blogger-award/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu querido! Agradeço demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas